
O avanço da tecnologia experimentado pela indústria têxtil desde seu surgimento e consolidação como um dos principais setores da economia mundial, resultaram na elaboração de produtos e materiais cada vez mais complexos, que cumprem funções que vão muito além de abastecer o segmento de vestuário.
A técnica de dublagem de tecidos tem papel importante na diversificação de atuação, permitindo a produção de materiais com maior qualidade, resistência e possibilidades de modelagem, sendo possível encontrar tecido dublado até mesmo na construção civil, como no caso do feltro agulhado.
Feltro agulhado: entendendo melhor esse material
O feltro agulhado está no grupo dos chamados “tecidos não tecidos”, que é como são denominados os materiais produzidos sem tear, a partir de processos mecânicos, químicos e térmicos.
Fabricado a partir de fibras de poliéster, que em parte é adquirida a partir da reciclagem de garrafas PET, utiliza tanto os processos térmicos para fundir a matéria-prima, quanto o processo mecânico por fricção através das agulhadeiras e que dão forma ao tecido.
Tem como uma de suas principais característica o baixo impacto ambiental. Além de utilizar partes de materiais reciclados, não utiliza água durante a sua produção, e ainda, o próprio feltro agulhado pode vir a ser reciclado após o uso.
Em um momento onde a sustentabilidade é um tema amplamente discutido nos diversos setores da sociedade, esse tipo de tecido se torna uma excelente opção para àqueles que buscam alternativas ecologicamente corretas.
Mas mais do que isso, o feltro agulhado tem excelente resistência química e boa capacidade de filtragem, além de uma durabilidade elevada mantendo a sua capacidade de performance até o fim de sua vida útil.
Suas aplicações são variadas, mas o seu uso está ligado especialmente a setores como a indústria e construção civil.
Enquanto no primeiro setor a sua utilização é ampla em processos de filtragem, seja de vapores e gases, líquidos e resíduos sólidos como poeira e fuligem. Na construção civil o material pode não apenas ser utilizado nesses mesmos processos, com em outros, que comprovam a sua variedade de aplicações.
Um dos usos comuns aos feltros agulhados presente na construção civil, é na composição de mantas para a impermeabilização de construções, aproveitando a sua característica de não absorção de umidade.
Ainda poderíamos destacar as aplicações como proteção e reforço do solo, retenção do solo e drenagem de águas pluviais e subterrâneas, que são procedimentos que podem ser necessários de realizar no estágio inicial de diversas obras.
Mais do que servir como vestimenta ou acessórios para o conforto, os tecidos cumprem papel fundamental na cadeia produtiva mundial, com diferentes aplicações nos diversos setores que compõe a economia. Dessa forma, vale conhecer os diferentes tipos de tecido dublado, suas características e utilizações.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre os tecidos dublados!
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br