Hoje a indústria da moda movimenta cifras milionárias anualmente, não apenas com a venda de roupas e acessórios, mas também em publicações especializadas, desfiles e semanas de moda, publicidade, etc… Tornando modelos e estilistas em celebridades badaladas, que são admirados e copiados por pessoas do mundo todo.
No entanto, nem sempre foi assim. Durante muitos anos a moda e a preocupação com o vestir, era restrita e acessível a uma pequena parcela da sociedade, e mesmo essa contava com poucas opções quando comparadas as possibilidades existentes nos dias atuais.
Esse salto que possibilitou a moda ser consumida massivamente e atingir os diferentes extratos da sociedade, está intrinsecamente relacionado com o desenvolvimento da indústria têxtil, fundamental para que novas técnicas, tecidos e mesmo volume de produção, pudessem ser alcançados.
A indústria têxtil e a moda: caminhando juntas
O setor têxtil foi um dos pioneiros na utilização de maquinários a vapor em sua produção, sendo um dos que mais sofreu influencia e se desenvolveu no período histórico conhecido como revolução Industrial.
Antes desse período a produção de peças de roupas era restrita aos alfaiates, artesãos especializados na confecção de vestuários, que fabricavam peças únicas, de tamanho e estilos personalizados, sendo um trabalho que levava tempo e com custo inacessível a todos.
O surgimento das fábricas modificou completamente essa relação, as máquinas passaram a ser protagonistas, produzindo grandes quantidades de tecidos e materiais em um curtíssimo espaço de tempo.
Com aumento da ofertam, aos poucos o consumo e fabricação de roupas começa a tomar outra proporção, e a indústria de tecidos rapidamente passa a ser um das mais poderosas do mundo, desenvolvendo e aprimorando materiais que irão permitir a confecção das mais variadas peças de roupas.
Nesse aspecto o desenvolvimento de fibras sintéticas foi de grande importância, não apenas por permitir novas aplicações, mas por exigir menor espaço e força de trabalho quando compradas as fibras naturais que eram amplamente utilizadas como o algodão, à lã e a seda.
Vale reforçar que esse é um processo com duração na história, ou seja, que se desenvolveu ao longo do tempo até chegar à produção e consumo de massa no início dos século XX, em especial em sua segunda metade, onde a humanidade colocou o pé no acelerador e sofreu mudanças profundas em curto espaço de tempo.
Se hoje é possível encontrar as mais variadas peças e estilos de roupa de diferentes tecidos e valores, alcançando a praticamente todos os públicos, e se a indústria da moda exerce poderosa influencia na sociedade, movimentando altas somas em dinheiro, muito ela tem a agradecer ao setor têxtil.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre a indústria de tecidos!
Dúvidas ou sugestões? Comente!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br