Os tecidos são materiais extremamente versáteis na produção e confecção dos mais diversos itens. Para preservar suas características, contudo, alguns cuidados devem ser observados, por exemplo, no momento de realizar um processo de calor, como a sublimação.
No caso do tecido dublado a dica não é diferente. É importante observar alguns cuidados para que as suas peças não sofram nenhum tipo de avaria devido às altas temperaturas.
Cuidados para realizar processo de calor no tecido dublado
Embora o processo de dublagem altere algumas das características de um tecido, a composição do material não se modifica. As mesmas restrições que existem para alguns tecidos não dublados se aplicam àqueles que passam por essa técnica.
Um material composto apenas por fibras sintéticas, como o poliéster, por exemplo, se exposto a altas temperaturas irá derreter. Em caso de dublado, também.
Para ter certeza que o calor não irá prejudicar o tecido, uma dica é, quando possível, realizar o teste em um retalho. Dessa forma, você evita acidentes mais sérios.
Quando uma peça costurada passa por um processo de calor, é importante lembrar-se de retirar todos os alfinetes, alinhavos e outros materiais utilizados em seu auxílio. Eles podem estragar e marcar o tecido.
Dependendo do procedimento a ser feito, é importante deixar o tecido do avesso. Você pode colocar um pano entre a superfície do tecido e o equipamento para evitar que o material se danifique. Esse cuidado pode ser dispensado em casos de tecidos confeccionados 100% com algodão ou linho.
A depender da força aplicada, o risco de surgimento de marcas aumenta. Então tome cuidado com a pressão que vai exercer no tecido.
Ao observar esses cuidados, você conseguirá aplicar a transferência térmica nos tecidos, dublados ou não, sem sustos e com toda qualidade.
Continue nos acompanhando para sabe mais dicas como essa!
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br