A dublagem de tecidos é uma técnica utilizada já há algum tempo e que consiste na colagem de um de tecido a outros materiais que podem ser tanto malhas de espuma como até outros tecidos de acordo com o objetivo de utilização do material final.
Sua aplicação como matéria-prima abrange hoje diversos segmentos da indústria possuindo grande relevância na cadeia produtiva que vai muito além da utilização no ramo de confecção de roupas, atendendo com maestria setores diversos como a indústria automobilística (revestimento de automóveis) e a produção de brindes corporativos, por exemplo.
A demanda existente por materiais de alta qualidade estimularam o desenvolvimento de novos métodos para a realização da dublagem, se valendo de alta tecnologia e equipamentos pensados e produzidos estritamente para esse fim na busca por resultados de excelência.
Nesse sentido a técnica PUR se destaca, ganhando a preferencia do mercado pelos resultados alcançados da utilização da mesma.
Dublagem de tecidos utilizando técnica PUR
Quando realizamos a dublagem de um tecido procurando aprimorar suas características e desempenho, é imprescindível que após a aplicação da técnica que o processo de adesão não comprometa a sua estrutura e que ofereça grande resistência mecânica e durabilidade diante da passagem do tempo.
Dessa forma ao longo do tempo diferentes formas de realizar o procedimento foram desenvolvidas, buscando não apenas ampliar a qualidade dos produtos resultantes, mas também as possibilidades de tipos de materiais aptos a passar pelo processo.
Hoje são muitas as formas de realizar o processo que são aplicadas pela indústria do setor: dublagem acrílica, a fogo, termofilme, PUR e outras.
O processo de dublagem PUR é realizado sem alterar quaisquer características das matérias primas utilizadas, mantendo toda a flexibilidade, gravação (em caso de courvin), passagem de ar, etc. Além disso, o processo de PUR permite o uso de solventes, calor e é resistente a água. Ou seja, caso a dublagem seja realizada em um produto que irá usar algum solvente ou produto químico (uma roupa por exemplo), ele não cederá na dublagem, assim como resistirá a altas temperaturas e não se soltará em contato com a água.
A dublagem PUR consiste na passagem dos materiais a serem dublados por maquinário específico onde é aplicada a cola Hotmelt, material produzido através do polímero plástico poliuretano, que uma vez exposto a altas temperaturas entra em estado liquido unindo as partes e após o resfriamento confere um alto padrão de adesão.
Nesse processo os resultados finais de acoplagem apresentam alta durabilidade, boa resistência mecânica,bem como a processos de lavagem, sendo ideal para a produção de tecidos dublados utilizados aos mais variados fins.
Sua grande vantagem quando comparada as demais técnicas, está relacionada a não alteração da flexibilidade do tecido escolhido para dublagem, assim como o processo não afeta o seu índice de passagem de ar, o que a depender do objetivo de uso é essencial para a qualidade do produto final onde será aplicado.
Desenvolver processos e técnicas é fundamental em todos os setores produtivos, sendo que o aprimoramento deve ser constante, se valendo dos avanços da tecnologia para chegar a otimização da produção, oferecendo resultados de altíssima qualidade aos consumidores, e com os tecidos dublados não poderia ser diferente.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre os tecidos dublados.
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br