Via: Terra Téxtil

Que tal fazer o bem ou dar uma cara nova para o que já é antigo? Existem mil e uma possibilidades de destinar o que sobra dos tecidos, e neste post, nós, da Terra Têxtil, vamos dar umas dicas bacanas de como reaproveitar os materiais. Afinal, a sustentabilidade é uma tendência dentro e fora do mundo da moda.
Solte sua criatividade
Quem trabalha com tecido sabe que é normal sobrar um pouco do rolo, ou alguns retalhos, e na maioria das vezes esse tecido que sobra pode ser (muito!) bem aproveitado. Aqui na Terra Têxtil a gente chama de ‘bandeiras’ os pedaços de tecidos que sobram, e sempre pensamos em uma destinação interessante para eles. Como não tem nada melhor do que fazer o bem ao próximo, nós doamos para que o Hospital da Baleia possa confeccionar lindos turbantes para os pacientes com câncer.
Além de doar, você tem inúmeras outras possibilidades para aplicar os retalhos de tecidos, tanto nos objetos e na decoração, como em acessórios. Para quem faz artesanato, esses simples pedacinhos de tecido se transformam em muita inspiração, e para reaproveitar as sobras você pode:
- Investir na decoração: quem não quer dar uma cara nova aos espaços dentro de casa? Então aposte nos pedaços de tecido para fazer guardanapos, para decorar potes e transformá-los em porta-talheres e porta-trecos, para fazer bandeirolas e enfeitar o quarto das crianças ou as festas, fazer tapetes trançando os retalhos, revestir os sousplats e jogos americanos, e para decorar as cortinas.

- Fazer trabalho handmade: artesanato tem tudo a ver com tecido, então crie peças a partir do patchwork com os retalhos, costurando uns aos outros e dando vida a colchas e forros de mesa, cortinas, fazer sachês perfumados para colocar em gavetas e sapateiras, e repaginar móveis como banquetas e cômodas.

- Criar acessórios: se jogue nas sobras de tecido para criar fuxicos e enfeitar bolsas e carteiras, para fazer tiaras e turbantes para o cabelo, confeccionar cachecóis e sacolas reaproveitáveis, revestir capas de livros, cadernos e agendas, fazer braceletes e pulseiras coloridas, transformar os botões de camisas, fazer bonecas de pano e marcadores de livros, e ainda produzir almofadas diversas.

Reaproveitar tecidos é uma forma sustentável de explorar sua criatividade, de aumentar a renda e repaginar a casa. E o que não puder ser reutilizado pode ser separado e enviado para algum local que trabalhe com a reciclagem de resíduos têxteis, que os transformam em matéria-prima para diversos fins, como colchão, papel moeda, produtos medicinais e metalurgia. O que não vale é ficar guardando os tecidos que podem ganhar uma nova vida, viu!
E você, o que faz com seus retalhos? Conte para a gente aqui nos comentários: ideias são sempre bem-vindas!
Fonte: Terra Téxtil | www.terratextil.com.br
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br