O setor da construção civil é um dos mais importantes do país, movimentando anualmente cifras bilionárias e sendo responsável por ocupar cerca 13,4% da força de trabalho do país, e embora tenha sofrido os efeitos da crise econômica, vem mostrando resiliência e apta a voltar a crescer com a retomada da atividade econômica.
Vale lembrar ainda que durante a primeira década desse século foi um dos setores da economia que melhor se aproveitou do aumento no poder de compra e o amplo acesso crédito, sendo que nas grandes cidades pipocaram lançamentos imobiliários para atender a todos os gostos e bolsos.
Mas nem só de cimento e ferro se faz uma construção, havendo também na indústria têxtil a produção de tecidos para construção civil que são pensados de forma a cumprir diversas necessidades.
As telas de poliéster e os tecidos para construção civil
Os tecidos para construção civil podem cumprir diferentes papéis, como contribuir com a impermeabilização, reforçar alvenarias, trincas e fissuras, na construção de pré-moldados, fundações, além dos conhecidos como geotêxteis que são utilizados na fabricação de estradas, praias artificiais, em muros de contenção, subsolos de edificações, entre outras.
Ou seja: o uso de tecidos da construção civil são fundamentais para entregar resultados de altíssima qualidade em um setor onde falhas e usos de materiais inadequados podem resultar em tragédias, sendo que o maior exemplo disso em nossa história recente é o caso do edifício Palace II que desabou no Rio de Janeiro por uso de materiais impróprios.
Entre os tipos de materiais utilizados o poliéster se destaca, tendo um amplo uso devido a seu excelente custo benefício, fornecendo resultados de alta qualidade, passando pela dublagem de tecidos para aprimorar suas características e adequar sua estrutura ao uso.
O poliéster é amplamente utilizado em nossa sociedade para fabricação de diferentes materiais, como as famosas garrafas PET, podendo ser transformado em fibras que permitem a produção desde peças de roupas as mantas utilizadas na construção civil.
Uma das grandes vantagens desse tipo de material, além da sua versatilidade, é a capacidade de reciclagem, o que em um momento onde o conceito de sustentabilidade e a busca por materiais que sejam menos agressivos ao meio ambiente se fazem presentes em nossas vidas se torna um diferencial importante.
Sua produção sintética contribui também para que seu custo de produção seja diminuto quando comparada a alternativas extraídas diretamente da natureza, o que também contribui para explicar sua grande popularidade e importância para a cadeia produtiva.
A construção civil é um setor fundamental para a sociedade e com grande impacto nas economias do mundo todo, o uso de materiais que passam pela dublagem de tecidos, como o feltro agulhado e as telas de poliéster contribuem para o alcance de resultados de alta qualidade, sendo recomendados para diferentes fins.
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br