Os tecidos são, em sua maioria, feitos de materiais de fácil manipulação. Conhecer bem suas características é importante para alcançar resultados satisfatórios.
Uma costura realizada de forma incorreta gera desperdícios de materiais caso a peça não seja comercializada. E, se for,os prejuízos são ainda maiores. Isso afeta a imagem de seu negócio.
Identificando o avesso do tecido
Saber identificar o avesso do tecido é muito importante em um processo de costura. É nele que todas as marcações são feitaspara a confecção de uma peça.
Além disso, costuma possuir características de estéticas ou de textura diferentes do lado correto. Quando esse detalhe não é observado, compromete todo o resultado final.
Em termos de costura, saber identificar o avessotambém é importante para o tecido dublado, no qual ocorre a adesivação dos materiais a serem acoplados uns aos outros.
Existem algumas formas rápidas de realizar essa identificação. Abaixo separamos algumas delas para que você não erre e produza sempre com qualidade.
Tecidos enrolados em peças ou tubos:
Essa é uma das formas mais comuns de se encontrar tecidos para compra. Nesses casos o lado direito está sempre para dentro. Por isso, para ter certeza da cor, brilho e textura e realizar uma escolha assertiva, atente-se a isso.
- Pelo brilho:
Caso esteja lidando com material não enrolado, vale se atentar ao brilho. O lado direito costuma brilhar mais do que o inverso.
- Pela textura:
Se o tipo de tecido que você procura contiver texturas, essa identificação é ainda mais fácil. No lado direito a textura conta com maior definição.
No caso dos que possuem estilo brocado, possuem maior maciez do lado direito, enquanto do avesso, possuem fios levantados.
- Pelas cores:
Se o seu tecido for estampado, as cores do lado direito serão mais vivas e fortes.
Além dessas formas citadas, vale também prestar atenção na ourela do tecido, que é mais macia do lado direito.
Quando o material possuir as mesmas características de ambos os lados, é possível escolher qual deles será o avesso sem problemas.
Na hora de produzir, é importante conhecer bem a matéria-prima utilizada para evitar erros, retrabalhos, desperdícios e prejuízos. Os tecidos são materiais versáteis e que, trabalhados corretamente, alcançam resultados incríveis.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre tecido dublado e a indústria têxtil.
Ficou com dúvidas ou possui sugestão? Deixe um comentário.
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br