O tecido é um dos materiais mais antigos utilizados pelo homem para a confecção não apenas de peças roupas, mas também de uma variedade de objetos.
Pela sua fácil manipulação, a produção ocorre tanto em escala industrial quanto por pequenos produtores e artesãos.
Além da diversidade de fibras, cores e estampas, você pode encontrar outras opções, como o tecido dublado.
Com ele, é possível confeccionar peças mais estruturadas, que necessitam de forro ou um maior índice de conforto. É ideal para a produção de bolsas, sapatos e diferentes acessórios.
Como calcular o quanto de tecido comprar
Uma das dificuldades de quem vai costurar, especialmente iniciantes, é em saber quanto tecido comprar.
Seja para uso pessoal ou para venda, adquirir a metragem certa do material é importante para que a produção não fique inconclusa e, principalmente, não haja desperdício dos recursos.
Quando realizar o cálculo, é importante se atentar a alguns detalhes, como o objeto que irá confeccionar, modelo e qual o tipo de tecido vai utilizar.
Lembre-se de observaros tipos que encolhem, bem como a técnica de costura que será aplicada.
Para peças de roupa, nos modelos básicos, podemos considerar os seguintes cálculos de quanto tecido comprar e que servem também para o tecido dublado.
- Calça:
Para calcular a quantidade de tecido necessário para confeccionar uma calça, por exemplo, você deve considerar o comprimento total da peça e adicionar 20cm. Esse tamanho cobre o necessário para as costuras e bainhas.
- Camisas e camisetas com mangas:
Da mesma forma, para calcular o tecido necessário para a produção de peças com mangas, como camisetas e camisas, considere o comprimento total do tronco, some ao comprimento das mangas e adicione mais 20cm.
- Saia godê:
Aqui, o cálculo também é simples: considere o comprimento total de sua saia, multiplique esse valor por 2 e, depois, acrescente mais 20cm e pronto!
O ideal é que, quando for riscar seus moldes, eles preencham quase toda a peça de tecido. Assim você evita desperdícios.
Quanto maior a necessidade de costurar para produzir a peça, maior será a necessidade de tecido.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre os tecidos dublados e outras dicas como essa!
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br