Hoje os produtos auto-adesivos ocupam um bom espaço no mercado, podendo ser encontrados em diferentes segmentos, contudo, sua maior presença está no setor de decoração de ambientes, especialmente nos papeis de parede.
Em um período anterior esses produtos eram fixados nas paredes através do uso de colas especiais que faziam com que o trabalho fosse demorado, por vezes produzia grande quantidade de sujeiras e exigia a contratação de um profissional para um resultado final de qualidade.
Hoje com os processos de adesivação de materiais esse cenário mudou e muitas das opções oferecidas ao consumidor já trazem essa solução funcional e prática.
Entenda a adesivação de materiais
O princípio da adesivação consiste na aplicação de material colante no verso de um tecido ou qualquer outro material do qual será trabalhado, revestindo o mesmo com uma película de fácil remoção e que preserva as capacidades de aderência.
O processo é parecido com o aplicado nas fitas adesivas conhecidas como dupla face, porém em uma superfície maior onde existe a preocupação em manter os padrões estéticos, o que o torna ideal para a produção dos papeis de parede, que após um período em baixa volta a figurar como elemento presente nas decorações de ambientes.
O resultado é um produto autocolante de qualidade com alta capacidade de fixação nas paredes, mas com fácil instalação, baixa produção de resíduos e sujeiras. Sem a necessidade de interdição de espaços e menos prejudicial para a superfície que foi aplicado após a remoção.
Para ilustrar os benefícios da utilização de materiais adesivados, segue um pequeno tutorial de como aplicar papeis de paredes de tecido que são produzidos através dessa técnica:
Passo 1:
Verifique as medidas da superfície onde o material seria instalado, cortando o tecido na medida adequada e lembrando sempre deixar alguns centímetros de sobra.
Passo 2:
Caso a parede apresente alguma irregularidade é importante que elimine a mesma, deixando a superfície lisa.
Também deve realizar a higienização, impedindo assim que a presença de sujeiras atrapalhe a capacidade de colagem do material adesivo.
Nessa etapa retire também espelhos de tomadas e interruptores.
Passo 3:
Cole a ponta do tecido escolhido no limite superior da sua parede e com cuidado remova a película protetora no seu verso e com as mãos retire as bolhas de ar que possam aparecer.
Passo 4:
Com uma tesoura ou estilete faça o recorte nas regiões das tomadas e interruptores. Faça o acabamento cortando as sobras do produto, e pronto!
O desenvolvimento da tecnologia na fabricação dos diferentes produtos permite que a indústria ofereça soluções práticas e de alta qualidade, atendendo às necessidades dos consumidores, como no caso dos materiais adesivados que a cada dia possuem mais presença no mercado.
Continue nos acompanhando para saber mais!
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário.
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br