A espuma é um material com diversas aplicações na confecção de produtos, sendo que seu uso geralmente está associado àqueles que necessitam de estofamento servindo para dar forma e gerar conforto no uso.
Enquanto as laminadas são trabalhadas acondicionando a mesma em camadas e necessitam ser recortadas com o objetivo de chegar à forma pretendida, a espuma injetada é produzida já em moldes, precisando de apenas dois processos simples para sua produção.
Não à toa a matéria-prima é amplamente utilizada pela indústria automotiva, um dos setores da economia mais importantes no mundo todo, na confecção de bancos sendo comum que consumidores se refiram ao material como espuma automotiva.
Vale ressaltar, contudo, que esse está longe de ser o único uso das espumas injetadas, que também podem ser utilizada na fabricação de cadeiras de escritório, por exemplo, alcançando resultados de excelente qualidade e com um bom ganho em produtividade.
Como é a fabricada a espuma injetada?
A espuma sólida ocorre através da mistura de ingredientes como o TDI e o Poliol, que são derivados do petróleo e podem receber ainda em sua composição estabilizadores como o silicone, estanho e corantes.
No processo de fabricação através da injeção essa composição em formato líquido é injetada em um molde que contenha o formato desejado, e quando o mesmo é fechado é exercida pressão até que o mesmo venha a endurecer e alcance o formato ideal.
Após isso o produto já pronto é passado em uma maquina contendo um rolo compressor para eliminar bolhas de ar e outras imperfeições que possam ter surgido em decorrência do processo, deixando o mesmo homogêneo.
Além da facilidade e agilidade da produção, que pode ser automatizada necessitando um mínimo de mão de obra, os resultados finais alcançam níveis de excelência, produzindo peças de alta durabilidade.
A grande prova disso é seu uso como espuma automotiva, sendo uma solução adotada por todas as grandes montadoras, que antes de fornecer seus automóveis aos consumidores realizam uma série de testes de qualidade.
Embora a facilidade na fabricação e o baixo custo de produção sejam atrativos a realidade é que a espuma possui uma versatilidade para atender diferentes necessidades, conforme a sua densidade e você pode saber mais sobre isso clicando aqui! Podendo ser utilizada em todos os tipos de veículo.
Para os motoristas além do conforto e alta resistência, garante ainda uma posição ergonômica ideal de modo a contribuir com a diminuição dos riscos de lesões nas costas e colunas que as longas horas passadas atrás do volante podem vir a causar.
Na questão da ergonomia também atende perfeitamente o setor de mobiliário para escritório, podendo ser utilizada na produção de assentos e encostos de assentos utilizados em locais de trabalho, permitindo a adoção de melhores posturas pelos trabalhadores.
É inegável que a espuma nos dias atuais possui um importante papel em nossa cadeia produtiva sendo amplamente requisitada por diversos setores da economia e até mesmo consumidores finais, sendo que o processo de injeção trás agilidade e qualidade no resultado final.
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br