As estampas permitem conferir a determinado tipo de tecido características estéticas únicas e estão presentes nos produtos fabricados por setores da confecção que atendem diferentes segmentos e nichos de consumidores.
A estamparia está presente na história da humanidade desde os tempos antigos, o que permitiu que ao longo dos anos novas técnicas e padrões fossem desenvolvidos. Com isso chegamos a uma variedade de opções praticamente infinita no que diz respeito a estamparia.
A sublimação foi descoberta em 1957 pelo francês Noël de Plasse, que observou que alguns corantes poderiam passar do estado sólido ao gasoso, sem passar pelo estado liquido, quando expostos a temperaturas próximas 190 °C.
Nas décadas seguintes a invenção foi utilizada no desenvolvimento de impressoras, mas também foi adota pela indústria de confecção surgindo então a sublimação de tecidos.
Os melhores resultados com a sublimação de tecidos
Nos tecidos a sublimação é realizada através de um equipamento apropriado que ao mesmo tempo em que confere calor exerce uma forte pressão, dessa forma as cores presentes no papel sublimático são transferidas para fibra do tecido escolhido, tingindo as mesmas.
Diferentemente do transfer que faz a fixação da estampa por “cima” do tecido, assim a estampa corrói e sofre com o desgaste e a fricção. Na sublimação a estampa passa a fazer parte do tecido e compartilha a sua vida útil com o mesmo.
Ainda podemos citar como vantagens da técnica a facilidade na realização de estampas multicoloridas com grande facilidade uma vez que não são necessárias as realizações de máscaras ou camadas a cada cor, como no silk-screen, e todas as cores aplicadas no desenho escolhido para a sublimação serão transferidas para as fibras do tecido.
Além de aplicar as cores aos tecidos com facilidade, a sublimação atinge resultados de excelente qualidade quanto à vivacidade das mesmas, alcançando resultados superiores quando comparados a outros métodos.
É importante ressaltar, contudo, que essa técnica deve sempre ser aplicada em tecidos que contenham poliéster em sua composição, sendo que quanto maior a quantidade da fibra sintética, melhor é o resultado alcançado.
Dessa forma quando for escolher o tecido que será utilizado para aplicação da técnica, mais do que nome comercial, atente-se a esse detalhe e evite aqueles produzidos totalmente a partir de fibras naturais como o algodão.
Principais utilizações para tecidos sublimados
Hoje é possível encontrar tecidos que passam pelo processo de sublimação principalmente em materiais promocionais e de divulgação, como na produção de diferentes brindes corporativos.
Isso porque muitos desses itens são produzidos a partir das fibras sintéticas e atende bem as necessidades das empresas de terem suas marcas divulgadas de forma vivida e com grande durabilidade.
Na indústria da moda a preferência costuma ser por tecidos que são produzidos a partir de uma mistura de fibras sintéticas e naturais na busca pelo conforto, o que faz com que os resultados alcançados pela sublimação tenham um efeito mais desbotado, o que pode acabar restringindo seu uso pelas marcas.
Ficou com alguma dúvida ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br