Nas últimas décadas observamos um boom de novas empresas que procuraram novas áreas de atuação, formas e soluções.
O resultado é uma nova fase, com o surgimento de modelos de inovação disruptiva que colocam em xeque aqueles mais tradicionais.
Embora esse movimento seja ligado especialmente à tecnologia, alcançou os mais diversos setores da atividade humana.
A indústria da moda, contudo, continua relegada em segundo plano nesse cenário, sendo poucas as startups ligadas ao setor.
O poder da indústria da moda
O mercado de vestuário ao redor do mundo está estimado em U$ 3 trilhões, representando 2% do PIB global, como podemos ver aqui.
E por ser dos gigantes da economia, apresenta inúmeras possibilidades para inovações e disrupções.
Vale lembrar ainda que a roupa está entre os produtos que todos precisamos adquirir e utilizar em nosso dia a dia.
E isso, considerando apenas a esfera prática. Podemos incluir, também, nesse debate de possibilidades o papel social e cultura do vestuário.
Não à toa a indústria como um todo se mostra altamente lucrativa. Esse é um dos raros casos de um nicho da economia que apresentou crescimento consistente nos últimos dez anos.
O setor registrou um crescimento de 5,5% anualmente, mesmo diante do conturbado cenário econômico global pós-2008, segundo dados do relatório da McKinsey em parceria com o Business of Fashion.
Parte desse sucesso é pautado pela necessidade dos consumidores, mas, também, pela capacidade de se manter relevante.
E isso fica claro quando notamos o papel crescente de tendências, como sustentabilidade, responsabilidade social e tecnologia emergente.
A moda se mostra, ao longo do tempo, como um dos setores que possuem maior capacidade de captar e se adaptar ao espírito de um tempo.
Na prática isso se traduz como crescimento do desenvolvimento de “dispositivos de vestir”, novas formas de compra, maior adaptação à personalização, utilização de processos produtivos sustentáveis etc.
Isso não significa, contudo, que o setor está livre de problemas, pelo contrário.
Eles são diversos e se apresentam como um grande celeiro de oportunidades para aplicação de soluções inovadoras.
Um exemplo são os tecidos dublados, compostos de dois materiais unidos para dar origem a outro mais reforçado e resistente.
A necessidade de contar com materiais mais estruturados ou que necessitasse ter suas características aprimoradas deu origem à dublagem de tecidos.
E se hoje essa questão foi resolvido com sucesso e tornou a utilização do tecido dublado muito recorrente, por que não outras soluções terem o mesmo destino e sucesso?
Para isso, no entanto, é fundamental acompanhar a indústria da moda e procurar entender, de fato, os desafios enfrentados no setor.
Apenas com esse envolvimento é possível compreender as necessidades e assim partir para o desenvolvimento de soluções.
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Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br