Suas características específicas permitem aplicações diversas o que garante sua popularidade.
Seja no vestuário ou no revestimento de estofados, alia conforto, praticidade e beleza, sendo ideal para aqueles que buscam um tecido que aguente o desgaste do dia-a-dia sem perder suas características.
Características do suede e suas aplicações
Com seu exterior macio, o suede a primeira vista lembra a camurça, sendo inclusive vendido com essa nomenclatura em alguns estabelecimentos. Feito de material sintético, poliéster, apresenta alta resistência à fricção, manchas e danos causados pela umidade.
Aliado a grande diversidade de designs que o tecido suporta, esses aspectos o tornam ideal para o uso em peças de vestuário como sapatos, botas, luvas e casacos, mas também em acessórios como bolsas.
No entanto, é no revestimento de estofados de objetos internos, como sofás, poltronas e almofadas, de uso regular, que o suede é mais utilizado e vem cada vez mais ganhando a preferencia de fabricantes e consumidores.
Afinal, além da durabilidade e fácil conservação possui forte seu apelo estético, uma vez que o tecido suporta as mais diversas colorações e estampas, fornecendo uma ampla gama de opções disponíveis, das mais simples as mais elaboradas.
Outras aplicações possíveis do tecido são na forração de bancos, portas e apoio de cabeças dos mais diversos tipos de automóveis. Nesse caso geralmente utilizando cores mais sóbrias, a sua textura confere conforto aos motoristas sem perder a praticidade.
Cabe chamar a atenção para as diferentes nomenclaturas do tecido no mercado como: supersuede, ultrasuede, nobuckc e até, como dissemos, camurça. Essas nomeações não influem nas características do tecido, não existindo qualquer diferença.
Suede e a dublagem de tecidos
Vale ressaltar que o tecido quando dublado, não perde suas características originais de maciez, tão cara ao tecido, mas ganha em resistência e modelagem.
A sua dublagem, geralmente realizada com malha de algodão, não requer a aplicação de uma técnica específica, podendo ser utilizada qualquer uma das formas existentes, desde que de forma correta e tomando o cuidado para obter uma resultado final de qualidade.
Dicas de limpeza manutenção
Sendo um tecido utilizado no cotidiano podem ocorrer acidentes como o derramamento de substancias que podem causar manchas. Caso isso ocorra o primeiro procedimento a ser feito é limpar a área com um pano de algodão, umedecido, ou papel toalha imediatamente.
Existem no mercado produtos específicos para a limpeza do suede, que produzem bons resultados em manchas mais resistentes ou antigas. Uma alternativa doméstica é utilizar uma solução de água e vinagre branco, em medidas iguais.
É importante evitar o uso de acessórios de limpeza com cerdas abrasivas que podem com o tempo causar desgaste no produto, diminuindo sua vida útil.
Continue nos acompanhando para saber sobre tecidos dublados e seus usos!
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br
Link permanente