Originário da França, o termo alta costura foi utilizado pela primeira vez na segunda metade do século XIX, em referencia ao trabalho do inglês Charles Frederick Whort, que realizou o primeiro desfile com modelos já registrado.
A excelência do trabalho, valorização das técnicas artesanais, como a costura a mão, exclusividade nas peças feitas sob medida, utilização de bordados, joias e outros detalhes, são algumas das características desse segmento que atende a um público exigente e com altíssimo poder aquisitivo.
Tipos de tecidos para alta-costura
Para atender o público tão seleto e conquistar os melhores resultados, os designers da alta-costura utilizam apenas os melhores tecidos disponíveis em suas confecções.
É comum observar grandes estilistas desse segmento de luxo, optarem também pelos tecidos e materiais mais caros do mercado, procurando assim dar maior exclusividade a cada peça. Por conta disso ainda persiste o uso de pele de animais em bolsas, sapatos e casacos, embora com o passar dos anos estejam em desuso.
Veja alguns dos principais tecidos para alta-costura que ainda são amplamente utilizados:
Seda
De origem chinesa, a seda durante muitos anos foi utilizada para confecção dos trajes utilizados pela antiga realeza daquele país.
Embora hoje no mercado existam tecidos que imitam suas características, a seda real, produzida através do casulo de lagartas de diversas mariposas, ainda é muito valorizada.
Sinônimo de conforto e sofisticação pode ser utilizada na confecção de acessórios a roupas íntimas.
Cashmere
É uma fibra macia e leve, mas com alto potencial de retenção de calor, sendo preferencialmente utilizados na confecção de roupas de inverno, como casacos, cachecóis e até chapéus.
Esse tecido é produzido a partir das barrigas das cabras, quando mudam de pelagem na primavera, muito leve, não se mistura com os demais pelos.
Algodão
O algodão é um dos tecidos mais utilizados do mundo, sendo encontrando nas mais diversas confecções. De fácil de manipulação e modelagem, ainda é extremamente confortável.
Na alta costura são utilizadas as versões mais sofisticadas desse tecido, como o algodão egípcio e o Pimo, sendo esse último produzido no Peru, Austrália e EUA.
Mais confortável e absorvente esses tipos de algodão são negociados a preços superiores no mercado.
Couro
O couro real, feito a partir do curtimento de pele de animais, ocupam lugar de destaque no mundo da alta-costura.
Após o tratamento com tanino, ganha em flexibilidade podendo ser moldado para a utilização na confecção de diversos itens, como sapatos, cintos e jaquetas, mas também calças, blusas e até vestidos.
Todos esses tecidos podem passar pelo processo de dublagem, de acordo com a necessidade da confecção, como na criação de forros, bolsos e outros compartimentos, mas sempre de forma artesanal, valorizando o trabalho de costura e alcançando a excelência de resultado.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre os diferentes tecidos e suas utilizações!
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br