O tecido é um dos materiais mais utilizados pelo homem para a produção de artigos que atendem a diferentes fins. Tanto em escala industrial ou mesmo através de pequenos produtores, faz parte do dia a dia de todos.
Para conseguir um melhor resultado na confecção de peças de vestuários e itens diversos, é importante conhecer bem as características dos tecidos e de como são produzidos. Esse entendimento permite realizar a escolha mais adequada para cada situação.
A disposição dos fios torna os tecidos mais resistentes
Um tecido é formado pelo entrelaçamento de fios e fibras que, unidos, dão forma ao material. A posição de cada um desses fios recebe um nome específico. A posição predominante na costura define a característica do produto final.
Por isso, para que sua escolha possa suprir suas necessidades, vale a pena conhecer os aspectos técnicos dos tecidos.
Para compreender o que é urdume, trama e viés e como, através deles, preparar um tecido mais resistente, é importante entender o que é ourela.
Ourela é o acabamento do tecido, o arremate lateral realizado no sentido do cumprimento. Impede que os fios que compõem o material desfiem. A posição dos fios perante a ourela define seus tipos.
- Urdume:
São os fios que correm em paralelo à ourela em sentido vertical e possuem menor elasticidade. O corte no sentido do urdume é muito utilizado para produção de roupas e fornece um aspecto pouco volumoso às peças.
- Trama:
São os fios que correm perpendiculares à ourela. O corte nesse sentido fornece um material com maior elasticidade, comparado à alternativa anterior. Contudo, é muito pouco utilizado para a confecção de peças de roupas.
- Viés:
Embora ambas as opções acima sejam excelentes a cada caso, se a ideia for obter um tecido mais resistente, o corte no viés é a solução que você procura.
Em sentido diagonal à ourela, em um ângulo de 45°C, traz como resultado um material com elasticidade ainda maior. E o melhor: um caimento suave para as roupas.
Além dos fios, tratamentos, como os que permitem produzir tecidos dublados, também pesam nessas características, depende das necessidades.
Conhecer a matéria-prima com a qual iremos trabalhar é fundamental para extrairmos os melhores resultados em nossa produção.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre os tecidos dublados e a indústria têxtil.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br