A fina arte de fabricar calçados atravessa os séculos passando da produção artesanal a realizada em escala industrial sem perder sua relevância ou necessidade, uma vez que os sapatos em seus diferentes tipos são peças fundamentais de nosso vestuário.
Inventado como forma de proteger nossos pés dos perigos existentes nas superfícies, hoje são utilizados na composição de looks e ocupam lugar de destaque no mundo da moda, havendo marcas cultuadas por sua beleza e qualidade dos produtos que disponibilizam no mercado.
Os tecidos dublados, presente em diversos segmentos e com importante papel na cadeia produtiva, ocupam um papel importante na indústria calçadista, sendo um dos materiais utilizados para aliar beleza e conforto.
Os tecidos dublados e o conforto de nossos pés
Como dito no início do texto, há tempos os calçados deixaram de lado o papel estritamente funcional e passaram a ser uma peça que contribuem na composição do visual e pode até mesmo contribuir para agregar status e se destacar na multidão.
Contudo, por mais esteticamente bonito que um calçado seja para conquistar o novo consumidor o percentual de conforto deve também ser alto, mostrando que a ideia de machucar os pés toda vez que necessita andar ou ficar de pé apenas pelo visual tem entrado em franca decadência.
Nesse sentido a dublagem de tecidos é de grande auxilio para a indústria calçadista, sendo que os diferentes materiais podem se acoplados de maneira a fornecer um forro que aprimore o contato da pele com o acessório ou a depender do modelo, até mesmo com espuma para aprimorar a maciez e conforto.
Vale lembrar ainda que atualmente para realizar a dublagem existem uma série de técnicas que não modificam as características originais das matérias primas, como o índice de respirabilidade, textura e cor além de servir para aprimorar a capacidade de modelagem.
Além da composição da parte interna de diferentes calçados como sapatos e tênis, um dos grandes destaques da participação dos tecidos acoplados nesse setor são as palmilhas, itens que muitas vezes são desvalorizados, mas que fazem toda a diferença no calçamento.
As palmilhas permitem uma melhor acomodação do pé dentro dos sapatos, além de proteger a sola do contato direto dos materiais e contribuir para que a passada seja a mais confortável, macia e correta possível, sendo imprescindível que seja produzida de forma correta e que seja mantida sempre em bom estado.
A indústria calçadista é uma das mais importantes do mundo e no Brasil não poderia ser diferente, ocupando posição de destaque no PIB e balança comercial, sendo que os tecidos que passam pelo processo de dublagem contribuem para que o segmento forneça sempre aos consumidores produtos de alta qualidade.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário
.
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br