A indústria da moda já há algum tempo é uma das mais poderosas e influentes do mundo, impactando não apenas no modo das pessoas se vestirem, mas influenciando, inclusive, estilos de vida e diferentes aspectos relacionados à cultura.
No entanto, se hoje a moda consegue produzir uma ampla variedade de peças de roupas com características únicas, muito se deve ao avanço da indústria têxtil, que com novas técnicas e tecnologias possibilitou o desenvolvimento de fios e tecidos.
Os tecidos acoplados entram nesse hall e hoje está presente em uma grade quantidade de peças que ocupam as passarelas, prateleiras e araras das lojas, sendo uma das técnicas mais utilizadas presentes em tecidos utilizados na confecção.
Os tecidos acoplados e a indústria da moda
Para entender melhor a relevância da dublagem de tecidos nesse setor, vale lembrar que a mesma consiste em acoplar certo tipo de tecido a outro com o objetivo de aprimorar suas características, estando presente especialmente naqueles que necessitam de revestimento ou preenchimento.
Nesse aspecto um de seus usos mais comuns e visíveis aos olhos refere-se à utilização para compor as peças que necessitam de forros, como casacos, bolsas e até mesmo na produção de roupas íntimas.
Dessa forma cumpre uma função e gera um efeito que um tecido comum não seria capaz de produzir, uma vez que com a dublagem é possível ter o efeito de diferentes camadas, propiciando maior resistência, possibilidades de contar com bolsos internos e até mesmo impactando nas características de moldagem.
Esse último, aliás, é um dos fatores mais importantes que ele pode vir a fornecer, possibilitando a confecção de peças estruturadas, uma vez que altera sua gramatura e, por conseqüência, sua consistência, que fica menos “mole” quando comparada a tecidos comuns.
As possibilidades de “brincar” com o volume das peças, inclusive, é uma dos principais atrativos dos tecidos acoplados para os estilistas desse setor, sendo uma tendência que de tempos em tempos assumem lugares de destaque nas principais passarelas do mundo.
Dessa forma é possível afirmar que a dublagem de tecidos e diferentes materiais ampliam as possibilidades de uso dos tecidos, sendo fundamental na indústria da moda seja para fornecer maiores funcionalidades às peças ou mesmo como um fator que amplia a possibilidade estética na confecção de roupas e acessórios que conquistam um grande público no mundo todo.
Além dessas vantagens mencionadas, as quatro principais formas de realizar as dublagens existentes hoje permitem que praticamente qualquer tecido passe pelo processo com uma colagem de alta qualidade e sem que haja qualquer alteração de suas condições originais.
Dessa forma não há qualquer tipo de limitação a criatividade que pode, e deve ser amplamente explorada focando sempre em confeccionar produtos que caiam no gosto dos consumidores e exerçam influencia na maneira como nos vestimos.
Dúvidas ou sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br