Com objetivos variados como a produção de forros e até mesmo para tornar o material original mais firme. Os tecidos acoplados são utilizados para a produção dos mais diversos produtos, está presente em nosso cotidiano e as vezes mais que os tecidos não acoplados, mesmo que muitas vezes não haja conhecimento desse fato.
As vantagens do tecido acoplado
A ampla gama de tecidos que temos a disposição hoje abre uma infinidade de possibilidades de usos e aplicações, respeitando sempre as características únicas de cada um que melhor se adaptam a um uso ou outro.
Aqui mesmo nesse blog, procuramos tratar as especificidades e características de tecidos diversos, apresentando também suas melhores utilizações. Vale a pena dar uma olhada em nossos artigos anteriores em caso de uma necessidade mais específica.
O processo de dublagem de tecidos é sempre realizado utilizando uma das técnicas como: dublagem termofilme, PUR, a fogo e acrílica. A grande maioria dos tecidos acoplados suporta qualquer uma das técnicas, embora a termofilme seja hoje uma das mais presentes na indústria de tecidos por fornecer os melhores resultados.
Os tecidos acoplados apresentam algumas vantagens quando comparados aos no acoplados, como maior firmeza e resistência, além de alguns casos facilitarem a modelagem e propiciando maior facilidade no processo de costura.
É importante ressaltar, que embora o processo de dublagem possa alterar a espessura e alguns aspectos estruturais do tecido, características como sua textura e aparência exterior nada, ou pouco são alteradas.
Isso ocorre, pois quando da aplicação da técnica, a acoplagem ocorre na parte de dentro do tecido. Para ficar mais claro, imagine um tecido estampado que será acoplado a uma manta de algodão, que aplicada no lado sem estampa do tecido.
Dessa forma podemos dizer que o processo de dublagem enriquece o tecido, aumentando suas variáveis de utilização, em comparação com o tecido não acoplado, mas sem que com isso sejam perdidas importantes características originais.
Utilização do tecido acoplado
Exemplos de produtos que utilizam o tecido acoplado são: calçados de pano, casacos, forros internos de automóveis (teto e parede), tapetes automotivos, revestimento para estofados, bolsas, roupas intimas, brinquedos, artigos esportivos, joelheiras, tornozeleiras e até mesmo fantasias de carnaval.
Percebemos assim, que os tecidos dublados quando comparados aos tecidos não acoplados ganham, e muito, em opções de utilização, representando um ganho importante para aqueles que os utilizam.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre a dublagem de tecidos e suas aplicações!
Dúvidas ou sugestões? Faça um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br