Desde muito os adornos de cabeça estão presentes no vestuário, sendo que o uso de diferentes tipos de chapéus e similares já foi utilizado como forma de representar status, proteger do sol e das intempéries e mais recentemente como mais um acessório para compor o visual.
Se cada época pode ser representada por um tipo do acessório, como chapéus cocos e boinas, por exemplo, desde o final do século passado o boné reina imponente nesse segmento. Utilizado por pessoas de diferentes classes é uma peça que contem um público fiel que a utiliza diariamente e muitas vezes a coleciona.
Tecido dublado na confecção de bonés
Diversas vezes em nosso blog ressaltamos o amplo uso do tecido dublado na confecção de peças e produtos que atendem a diferentes fins, e os bonés são mais um caso cujo seu uso não é apenas difundido como necessário.
Isso porque o tecido para boné deve ser bem estruturado para assim permiti um encaixe adequado a cabeça, o que não seria possível de se obter utilizando materiais que não passaram pelo processo de dublagem.
O uso do material ocorre principalmente na parte frontal da peça de vestuário, dando a firmeza e o formato típicos pelo qual o mesmo é reconhecido mundialmente, enquanto a parte de trás costuma conter tecidos comuns e mais maleáveis que permitem um ajuste adequado aos diferentes tipos de cabeças.
Vale lembrar ainda que não há um tipo único tecido para boné, podendo variar conforme o fabricante e modelo, sendo ainda que a dublagem pode tanto ser realizada com outro tipo de tecido, como em espuma.
O primeiro caso é muito comum nos modelos conhecidos como snapback, aqueles em que o produto é fabricado utilizando um mesmo tipo de material e que geralmente conta com elásticos para o seu ajuste, já no segundo, é possível observar essa camada de espuma em modelos do tipo trucker, onde na frente há o tecido dublado e na parte de trás conta com uma espécie de rede.
Embora nos dias de hoje haja uma certa predominância dos modelos snapback tanto de mercado quanto do gosto dos consumidores, ambos possuem um bom público, valendo a pena investir na fabricação de ambos os modelos para sua marca.
Hoje quando pensamos em acessórios para cabeça é inevitável não pensar nos bonés, essa peça que já esteve associado a juventude e certos movimentos culturais e que hoje é faz a cabeça do mundo todo, sendo que para a produção dos mesmos os tecidos dublados são indispensáveis.
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br