Você sabia que a dublagem de tecidos é uma técnica presente no mundo inteiro, inclusive no mercado brasileiro, sendo diariamente requisitado? Para quem ainda não sabe, a dublagem de tecidos consiste em unir dois tecidos por meio de um processo de adesivação.
Saiba agora mais sobre essa técnica e a importância disso para a decoração, revestimento e resistência de tecidos. Acompanhe tudo a seguir!
Mas, qual a importância da dublagem de tecidos?
Calma, é muito simples. Afinal, se prestarmos atenção em bolsas e malas, e até carteiras, por exemplo, elas são formadas, geralmente, por dois tecidos ou mais, um na parte de fora e outro no forro, não é mesmo? Isso, por si só, já é considerado dublagem de tecidos.
Não somente nesses objetos, também é utilizada no estofamento de carros, decoração e tantas outras possibilidades, que são, cada vez mais, valorizadas no mercado.
Quando se fala em dublagem de tecidos, você precisa ter em mente que há diferentes formas de fazer esse procedimento. Geralmente, são utilizadas algumas técnicas: dublagem termofilme, dublagem acrílica, dublagem a fogo, dublagem PUR, colagem com resina acrílica e sólida.
Motivos: decoração e resistência
Quando se faz esse tipo de procedimento, é pensando em dois motivos: decoração e resistência.
Esses aspectos são essenciais para que você compreenda essa técnica!
Afinal, a partir do momento que você une tecidos, sejam dois ou mais, além do charme e do visual mais moderno e elegante, você agrega maior resistência por conter várias texturas. Isso pode aumentar a vida útil da peça, do estofado e ainda dar um ar mais versátil, seja onde for aplicada a técnica, uma vez que se pode, até mesmo, utilizar ambos os lados da aplicação.
Entretanto, é preciso ter em mente o quanto é preciso que a dublagem seja feita por profissionais capacitados que saibam misturar os tecidos sem que nenhum seja mal aproveitado, ou a união não seja completa e segura.
Além da preferência à competência de profissionais, antes de mais nada, um conselho que podemos dar é o seguinte: certifique-se de escolher tecidos que combinem entre si, em relação a cores, formato e estampas, para que o projeto de decoração, não seja invalidado, por uma escolha despropositada – ou pouco harmoniosa – dos objetos que irão compor determinado ambiente.
Mais motivos: revestimento e preenchimento
A dublagem de tecidos geralmente é utilizada para revestimento e preenchimento, seja para dar mais resistência ao tecido, ou para deixar um objeto mais descolado e moderno. Essa técnica garante maior aderência ao formato e ao modelo do tecido.
E antes que você se pergunte, a qualidade do tecido continua a mesma, ainda mais bonito e com volume. Desta forma, o ambiente decorado com esse tipo de tecido fica elegante, e você conta com itens mais duráveis, ou seja, é muito mais economia em seu dia a dia!
Gostou do artigo? Você já tinha reparado quão importante é essa técnica? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, prometemos responder bem rápido!Sua opinião é muito importante para nós! Ah, e continue por aqui no nosso blog!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br