Via: G1
Com ajuda da tecnologia, as investimentos vão do uso de proteção UV à redução na aparência da celulite
Aos 18 anos, o empresário Bruno Beuting fundou uma empresa, a BC Malhas, em Brusque, para fabricação de tecidos em grande escala. Porém, oito anos depois, já com experiência no mercado, percebeu que o que faria sua empresa crescer não era produzir e vender muito, mas investir em produtos diferenciados e com valor agregado.
Da mesma forma, a Texneo, de Indaial, encontrou um mercado promissor ao apostar em tecnologia e produzir malhas que têm diferenciais como controle de temperatura e até que reduzem a aparência da celulite.
Ambas empresas ficam no Vale do Itajaí, cuja tradição da indústria têxtil é centenária, mas, mesmo com o histórico favorável, as mudanças na economia exigem que as empresas encontrem alternativas para continuarem crescendo e, principalmente, se destacando diante da concorrência.
Desde 2012, quando adquiriu o equipamento de estamparia digital e apostou na confecção de tecidos diferenciados, feitos sob demanda de grandes empresas, Beuting garantiu que o parque fabril de sua empresa crescesse sete vezes.
Enquanto isso, a Texneo, especializada em malhas sportswear, beachwear e underwear, alcança um mercado cada vez maior pesquisando soluções e criando os chamados ‘tecidos inteligentes’, que apresentam vantagens como absorver o suor e transportá-lo para fora da roupa e até uma malha com capacidade reflexiva, ideal para quem pratica atividades físicas à noite.
Conforme a empresa, a malha é composta por uma superfície que não reflete sob a luz natural, mas, quando iluminada pelos faróis dos carros, reflete brilho, o que garante mais segurança para ciclistas e outros esportes noturnos ao ar livre.
E se há alguns anos eram as empresas brasileiras que estavam importando produtos e de olho no que os outros países estavam fazendo, hoje esse olhar é recíproco: o mercado externo oferece boas perspectivas, mas a produção das empresas catarinenses também tem se destacado e alcançado outros mercados fora do país.

De olho no mercado internacional
Os rumos da empresa de Beuting mudaram depois que ele fez uma viagem a Europa, em 2012. Assim que voltou, adquiriu uma máquina importada de estamparia digital e mudou completamente a produção da empresa.
“A Europa também estava em crise na época e verificamos que o que estava dando certo eram produtos diferenciados, novidades, e imaginamos que em pouco tempo ia ter demanda também no mercado brasileiro”, comenta.
Bruno explica que enquanto a estamparia tradicional é feita através de quadros gravados ou cilindro, que demandam mais tempo e com um alto custo, a estamparia digital faz a impressão diretamente no tecido, com mais qualidade e com a possibilidade de imprimir os desenhos escolhidos pelas empresas.
Antes ele fabricava os tecidos e depois procurava os clientes para comprá-los. Agora, os clientes o procuram para fabricar tecidos com estampas exclusivas. Assim, passou a atender grandes empresas de vestuário, do Brasil e até de outros países.
Atualmente, a capacidade de produção é de 200 mil kg de tecido por mês, mas a previsão de Bruno é um crescimento de 30% esse ano. Para isso, de outubro de 2017 até agora, Bruno investiu em seis novas máquinas.
Mas o sonho do empresário de 32 anos é aumentar não apenas a quantidade de produção, mas também alcançar novos mercados. Atualmente, a empresa exporta para países da América Latina e já teve parcerias com a Rússia, mas o objetivo é chegar ampliar o número de grandes confecções.
Enquanto isso, a Texneo já está presente em 13 países de três continentes, mas a estratégia da empresa também é ampliar o mercado internacional. De acordo com a empresa, o objetivo é chegar à Europa, tendo como ponto de partida Portugal, França e Espanha.
Outro país a ser alcançado será a África do Sul, considerado um dos principais ascendentes na indústria e comércio de matérias têxteis e ainda pouco explorado pela concorrência do segmento de atuação da empresa.
E mesmo com o investimento em tecnologia, o empresário da BC Malhas ressalta o talento dos catarinenses e o comprometimento das pessoas para garantir o sucesso de qualquer empresa.
“Mesmo com a tecnologia, há o processo manual, que depende de pessoas, e quando há comprometimento, isso faz diferença em uma empresa”, finaliza ele.
Fonte: G1 | www.g1.globo.com
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br