Para produzir peças de roupas com um bom caimento no corpo, a utilização de pences, de forma a acomodar o excesso de tecido, é fundamental.
Calcular a pence é um recurso usual na costura, Porém fazê-lo corretamente é um desafio para muitos, especialmente quando as peças não serão produzidas sob medida.
Mas quem disse que a produção de roupas em massa precisa ser acompanhada de incertezas se o resultado irá atender seu público?
Calculando pences que atendam à medida padrão
É possível efetuar diferentes tipos de pence. Vamos focar aqui no lateral, também conhecido como pence de busto, um dos mais utilizados na produção de blusas.
Dessa forma, você evita desperdícios de materiais, seu produto final se destaca pela qualidade e beleza e conquista os melhores resultados para o seu empreendimento.
Conhecer as linhas do manequim de moulage é de grande auxílio para concluir essa tarefa com êxito. O mesmo para a modelagem plana.
Se você ainda tem dúvidas sobre as linhas de manequim, acesse aqui Linhas do manequim – Entenda a funcionalidade de cada uma! e confira tudo o que precisa saber.
Lembrando que para roupas em massa, é importante que seu manequim possua uma medida próxima da média comum.
Lateral ou de busto
As pences laterais ou de busto são algumas das mais utilizadas para um caimento correto das peças.
Saiba o passo a passo para calcular.
- Primeiramente, você deve medir a cintura, assim, não corre riscos de a roupa se deformar durante o processo de costura.
- O próximo passo é medir a altura da frente e das costas. A diferença entre essas medidas será a profundidade da pence.
- Por fim, calcular a altura do busto. Para isso, meça com uma fita métrica a distância do final do pescoço até o bico do seio.
Com esses dado em mãos, chegou o momento de começar a riscar o molde.
Primeiro marque a altura do busto e trace uma linha em seu molde.
Para a produção em massa, é importante que essa nova marcação fique a uma distância de dois centímetros da linha da cava.
Em seguida, marque o comprimento encontrado para a profundidade.
Junte esse ponto marcado à linha encontrada na altura do busto e já terá o formato de sua pence.
Mas esse ainda não é o fim do processo!
Para garantir que não haja falta de tecido durante a costura, é importante adicionar a sobra necessária.
A medida dessa sobra dependerá do tamanho a ser produzido. Ela varia de entre 10 a 12cm, de acordo com o tamanho da blusa a ser produzida.
Trace um triângulo no tecido a partir da linha da cava. Junte-o à marcação de profundidade. Pronto! Você tem uma pence que poderá ser utilizada como padrão para as suas roupas produzidas em massa e que será capaz de atender a maioria dos consumidores.
Gostou dessa dica? Continue nos acompanhando. Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br