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Gestão de estoque no setor têxtil

jbdublagemblog 11 de dezembro de 2018 Outros

Como anda o setor de logística em sua empresa?

Esse é um fator muito importante para manter a organização do estoque, cumprir prazos e, acima de tudo, entregar o produto certo e com qualidade para seu cliente.

Então o ideal é realizar um planejamento e colocar em uma planilha ou utilizar um software específico para auxiliar nessa missão, de modo a manter uma rotina de verificação de conformidade de todos os itens.

Para ajudar você, separamos algumas dicas para gestão de estoque. Confira!

O que não pode faltar em minha gestão de estoque?

 

 

  • Como e quando repor o estoque?

 

Essa resposta vai depender muito do fluxo da mercadoria. Tem alguns produtos que saem com mais frequência e tem aqueles que permanecem por mais tempo no estoque.

No primeiro caso, terá uma necessidade maior de reposição em um menor espaço de tempo.

Já no segundo, o ideal será repor somente quando o produto já estiver para esgotar no estoque e, a depender, pensar se vale repor em menor quantidade ou esperar um novo pedido para produzi-lo ou compra-lo novamente.

Assim você evita prejuízos e perdas de materiais há muito tempo sem uso e sem demanda.

 

  • Estoque de segurança

 

O estoque de segurança é manter uma margem de segurança em seu estoque de produtos que costumam ter pedidos, mas não são frequentes.

Essa atitude garante que você atenda seu cliente de forma ágil sem ter prejuízos de comprar ou produzir algo que ficará preso em seu estoque.  

Então você precisa ter em seu controle informações que ajudem a definir quais são os itens que devem fazer parte do estoque de segurança e quais não são necessários.

Além disso, com a gestão de estoque, você será capaz de saber, inclusive, a quantidade certa de cada produto e quanto tempo será preciso para fazer a reposição deles.

 

  • Curva ABC

 

A curva ABC, também chamada de análise de Pareto ou mesmo regra 80/20, é um método utilizado na gestão de estoque que tem como função exatamente contribuir em entender quais os produtos merecem prioridade em uma empresa e quais devem ser descartados ou aguardar demanda.

80/20 quer dizer que, segundo Vilfredo Pareto, criador dessa análise, 80% do capital de seu estoque deve estar em 20% dos itens.

Para coloca-la em prática, você pode listar em uma planilha:

  • Todos os seus produtos;
  • Valores correspondentes,
  • Quanto foi vendido de cada produto;
  • Valor total da venda de cada produto.

O período para análise pode variar entre uma semana, um mês, um trimestre ou um ano, de acordo com o que você achar melhor.

Após o período de análise, é preciso calcular a participação de cada produto em suas vendas totais. Para isso, você deve pegar o valor total por produto e dividir pelo valor total de vendas. O resultado será em porcentagem.

Assim você terá uma visão clara do valor total por produto e quanto ele é importante para sua empresa.

E é só classificar em:

  • Produto A: representa X% das vendas.
  • Produto B: representa Y% das vendas.
  • Produto C: presenta Z% das vendas.

Lembrando que pode ter mais de um produto na categoria A, na categoria B e na categoria C.

 

  • Checagem de itens

 

Essa é uma fase em sua gestão de estoque que não pode ser deixada de lado.

É preciso garantir que os produtos entraram e saíram, que a matéria-prima chegou intacta, além de que seu produto saiu para entrega igualmente sem danos.

Para isso, o cuidado no manuseio, que envolve o momento da chegada da matéria-prima, seu armazenamento e sua disposição no estoque, além da preparação para entrega e entrega, deve receber toda atenção.

Assim, com essa checagem é possível evitar problemas com produtos danificados.

 

  • Cadastramento de produtos

 

Nessa checagem, os produtos que chegaram devem ser cadastrados. Já os produtos que saem devem receber baixa de saída do estoque.

Esse é mais um processo que facilitará sua organização e a checagem de itens, quando houver a necessidade.

 

  • Conte com fornecedores de qualidade

 

Seus fornecedores devem estar prontos para atender sua demanda para que você consiga atender bem seu cliente e em tempo hábil.

Assim, mantenha sua lista de fornecedores atualizada e saiba com quem você pode contar em cada momento e em cada demanda, bem como manter a qualidade da matéria-prima para garantir a qualidade de seus produtos.

 

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Até a próxima!

Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br

 

 

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