O uso de tecidos dublados é amplamente disseminado e atendem diferentes segmentos da cadeia produtiva fornecendo resultados de excelência e que se adaptam as necessidades devido as diferentes técnicas utilizadas na dublagem de tecidos.
Hoje é possível encontrar 4 técnicas utilizadas na realização da dublagem industrial sendo que cada uma delas são adequadas a diferentes tipos de tecidos e aplicações aos quais serão utilizados, sendo que o conhecimento das mesmas permite a realização de escolhas assertivas.
Tipos existentes de dublagem industrial
Quando conhecemos as técnicas pelos quais são produzidas as matérias-primas utilizadas na composição de diferentes produtos é possível explorar toda as qualidades das mesmas para assim obter um melhor uso e consequentemente um resultado final de qualidade superior, fator fundamental em um mercado altamente competitivo.
Por isso separamos um resumo das técnicas utilizadas na dublagem de tecidos apontando suas características específicas de forma a disseminar um pouco do conhecimento sobre o processo. Confira abaixo!
Dublagem a fogo:
Como o próprio nome diz essa técnica realiza a dublagem através do uso do fogo, sendo que é indicada e utilizada para quando a acoplagem de espumas, uma vez o que calor irá derreter a mesma e gruda-la junto ao tecido escolhido.
As vantagens do uso da dublagem a fogo é que o produto final possui um alto grau de resistência ao calor, água, suor e solventes, sendo ideal para a produção de tecidos automotivos, por exemplo.
Dublagem Acrílica:
Nesse caso a dublagem de tecidos é realizada a partir da aplicação de um substrato adesivo a base de água, que produzem excelentes resultados e atendem com maestria a indústria calçadista e de vestuário.
Isso porque a técnica mantem a maciez ao toque, sendo também indicada em materiais porosos além de apresentar uma boa resistência a água.
Dublagem Termofilme:
Em casos de tecidos muitos finos o uso de cola acrílica pode transparecer alterando assim a característica original do produto sendo que nesses casos a solução é o uso da dublagem termofilme.
Se valendo do calor, resina sólida e dois substratos como o poliéster, por exemplo, é possível realizar a acoplagem que irá atender diferentes necessidades, e assim como no caso da acrílica consegue manter as principais características do tecido original.
Dublagem PUR:
O mais moderno dos processos de acoplagem de tecidos, sendo que a resina PUR além de fornecer um resultado final resistente ao calor, água e solventes, ainda não alterar as características do material referentes ao toque e respirabilidade e ainda pode ser realizada tecido com tecido.
Aqui mesmo em nosso blog já produzimos um artigo exclusivo sobre a técnica onde detalhamos um pouco mais sobre a mesma. Você pode conferir aqui.
Seja qual for à necessidade de seu negócio as diferentes técnicas de dublagem aplicadas a tecidos permitem alcançar resultados que irão agregar valor ao seu produto final, valendo a pena conhecer um pouco mais de cada uma delas para realizar a escolha da solução ideal.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário.
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br