A indústria calçadista brasileira é um dos mais importantes segmentos de nossa economia, realizando a produção de mercadorias que atendem não apenas a demanda doméstica, mas também voltada a exportações, tendo um impacto significativo em nossa balança comercial.
Atualmente o setor é composto por cerca de quase 8.000 empresas de diferentes tamanhos que juntas produziram no ano de 2015, 877 milhões de calçados, mantendo sua relevância mesmo diante da crise e da pesada concorrência chinesa.
Os sapatos são parte essencial do nosso vestuário e devem aliar conforto, estilo e qualidade em sua confecção para conquistar consumidores cada vez mais exigentes sobre esses quesitos.
Nesse sentido, a dublagem de tecidos acaba por cumprir um importante papel nessa indústria, estando presente em elementos que compõe o corpo de produtos como tênis e sapatos e também na produção de palmilhas.
Como a dublagem de tecidos auxilia a indústria calçadista
Com o desenvolvimento da tecnologia na produção de tecidos dublados, hoje esse setor da indústria têxtil permite alcançar resultados de altíssima qualidade sem que haja alterações de características essenciais de diferentes tecidos como a sua textura e respirabilidade.
Se em um período anterior o estilo muitas vezes se sobrepunha ao conforto, hoje quando um consumidor entra em uma loja de calçados seu desejo é encontrar produtos que contem com os fatores de qualidade e durabilidade.
Dessa forma é perceptível a busca e desenvolvimento de materiais que aliam as duas funções, sendo que os tecidos dublados atendem com perfeição os quesitos buscados.
A dublagem serve para dar mais resistência, conforto e estrutura ao tecido. Pode ser dublado com forro ou com uma espuma e usa diversas técnicas de dublagem e insumos. O objetivo é que o material fique com uma ótima aparência e obtenha um bom desempenho de conforto, além de auxiliar no processo de produção.
No quesito estilo, além da não alteração das características visuais quando há a aplicação do processo, por muitas vezes aprimora a sua capacidade de modelagem permitindo assim a sua utilização em moldes diversos.
Além disso, grande parte dos tecidos que passam por esse tipo de aplicação suportam muito bem as tinturas e estamparias que especialmente nos casos do tênis ajudam a oferecer um diferencial atrativo aos consumidores.
No entanto, quando o assunto é conforto os tecidos dublados se destacam, permitindo aplicação de camadas de espumas e outras malhas que conferem a parte interna de calçados um encaixe perfeito a todos os tipos de pés.
E ainda, em um país tropical como o Brasil, onde as altas temperaturas dominam a maior parte de nosso calendário, manter a capacidade de troca de temperaturas com o ambiente é essencial em produtos que busquem fornecer uma experiência de uso agradável.
Nesse sentido valem destacar a produção de palmilhas, essas quase sempre produzidas com tecidos dublados, acoplados geralmente a materiais que contam com polímeros plásticos em sua composição.
Esse importante componente do calçado serve não apenas para aprimorar o conforto, mas também exerce influencia sobre nossa passada, por isso é fundamental que esteja sempre em bom estado.
Os tecidos dublados possuem uma ampla gama de utilização, sendo um importante componente na fabricação de calçados de diferentes tipos voltados a nichos diversos.
Continue nos acompanhando para saber mais sobre os tecidos dublados e suas aplicações!
Dúvidas ou sugestões? Envie um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br