Ao longo da história a indústria têxtil desenvolveu os processos de produção buscando alcançar melhores resultados relacionados à qualidade dos tecidos, maior produtividade e menor custo, sendo que nesse sentido a malharia circular, amplamente utilizada atualmente pela mesma, ocupa lugar de destaque.
Como o próprio nome já diz, nessa técnica os tecidos em malharias são produzidos em teares automatizados circulares, onde o movimento das agulhas sobrepõe às laçadas formadas possibilitando assim que o tecido tome forma e cumprimento adequados.
Permitindo o uso de fios de diferentes diâmetros e composição. A técnica é reconhecida pela sua versatilidade para alcançar materiais que servem a diferentes fins e podem, inclusive, passar pelo processo de dublagem de tecidos sem problemas.
Dublagem de malhas feita com malharia circular
Um das grandes vantagens do uso da técnica é a não necessidade dos tratamentos dos fios, o que leva a uma maior economia de tempo de produção e resulta em um menor custo para indústria, sendo ideal para atender mercados de alta demanda, como o ramo de confecção de roupas.
Mas esse não é o único mercado onde seu uso é amplo, sendo que nos revestimentos automotivos, por exemplo, boa parte das peças usadas pelas montadoras e tapeceiros é produzida a partir do processo, sendo que nesses casos a dublagem de malhas acopla espumas que permitem melhorar a capacidade de moldagem e o nível de conforto.
A forma mais adequada para a realização da dublagem de tecidos, contudo, irá sempre depender dos fios utilizados no processo, uma vez que eles que fornecerão as características principais dos produtos e como o mesmo irá reagir à exposição às diferentes técnicas.
Seja como for, hoje o setor de dublagem tem o preparo para realizar o procedimento em quase todos os tipos de tecidos, sendo possível destacar a dublagem acrílica, por técnica P.U.R., a fogo e a termofilme, cada uma delas realizadas de uma forma e atendendo as necessidades específicas.
Vale lembrar, que as malhas, por sua composição, possuem uma alta porosidade, sendo que a manutenção ou não dessa característica deve ser considerada no momento de realizar a dublagem de malhas, lembrando que enquanto o uso do P.U.R., por exemplo, mantém quase a totalidade das características dos produtos.
Tanto a malharia circular, quanto a dublagem de tecidos ocupam hoje posição de destaque na indústria têxtil que busca cada vez mais desenvolver soluções que atendam as diferentes necessidades da cadeia produtiva e fornecer aos consumidores finais produtos de alta qualidade e durabilidade.
Ficou com dúvidas ou possui alguma sugestão? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br