A produção da seda, fibra de origem protéica produzida a partir dos filamentos retirados do casulo do bicho-da-seda, datam da antiguidade sendo estimado que o primeiro uso do tecido ocorreu próximo a 2.700 a.c na China e de lá para cá conquistou mundo por sua beleza e qualidade superior.
Com sua leveza, maciez e brilho a antiga seda dos imperadores chineses até hoje é considerada um elementos associado ao luxo e sofisticação, estando no hall dos tecidos nobres, mesmo que hoje seus usos sejam dos mais diversos: da confecção de roupas a decoração de ambientes.
Para algumas funções, como em cortinas, pode ser necessário realizar a dublagem de seda, melhorando assim o bloqueio da luz solar e a proteção ao tecido, contribuindo para manutenção da beleza do tecido e aumento da funcionalidade.
Usos da seda dublada
O processo de dublagem de tecidos busca através da colagem por diversas técnicas de um tecido a outro material, que pode ser um tipo de tecido diferente do original ou espuma, por exemplo, aprimorar suas qualidades e disponibilidades de uso, sendo utilizado como forma de produzir forros internos ou mesmo aprimorar a capacidade de modelagem.
A dublagem de seda requer cuidados especiais para que as características que a fazem um dos tecidos mais valorizados no ramo têxtil não se percam, sendo que as aplicações das técnicas dependerão do uso fim a qual irá se destinar o material.
No caso das cortinas como citadas a cima, a seda dublada pode conferir uma maior funcionalidade sem perder seu padrão estético tão valorizado nos projetos decorativos, sendo que o uso da mesma agrega valor a qualquer cômodo em que seja aplicado.
Isso porque, embora nobre, a seda é um tecido delicado que exige cuidados especiais, sendo que a exposição demasiada a luz solar ou artificial podem fazer com que ela perca suas características originais, afetando sua durabilidade.
Assim a dublagem para aplicação de forros contribui para dois papéis: um desempenho ainda melhor no bloqueie a luz solar e a proteção ao tecido nobre que conseguirá assim manter a beleza e sofisticação do ambiente.
Para a dublagem de seda, é importante ter extrema cautela para selecionar o fornecedor, visto que o material é extremamente delicado para se produzir e tem um custo altíssimo, logo, se o fornecedor da dublagem tiver uma quebra alta de processo, isso representará um prejuízo para o cliente.
Da mesma forma é necessário se atentar no momento de realizar a higienização, onde a lavagem deve sempre ser a seco e sem que sejam utilizadas temperaturas muito altas, e tampouco deve ser centrifugada.
Em estofados, onde a dublagem do tecido também pode se fazer necessária, a manutenção da higienização deve ser realizada semanalmente com um aspirador de pó de baixa rotação ou com uma escova de cerdas macias, lembrando que mesmo no caso da seda dublada, que conta com maior resistência, não observar esses cuidados pode levar um desgaste do tecido.
A seda é um dos tecidos mais nobres disponíveis no mercado estando associada ao luxo, sofisticação, beleza e nobreza, e pode ser utilizada desde a confecção de roupas ate como parte de projetos de decoração, sendo que o processo de dublagem contribui para proteger e aprimorar a qualidade da mesma quando utilizada para esses fins.
Ficou com dúvidas ou possui sugestões? Deixe um comentário!
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br