O Brasil possui uma vibrante indústria calçadista. Em 2017 foram fabricados quase 1 bilhão de pares, de acordo com a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados).
Temos a terceira maior produção mundial anual de calçados, atrás apenas da China e da Índia.
E sua relação com o setor têxtil é estreita. O tecido é o insumo principal para forrar o cabedal, parte de cima e aparente dos calçados, em 4,5% dos pares, ainda segundo a Abicalçados.
Dentre esses tecidos, o denim, que tem um uso crescente a cada estação, especialmente na fabricação de calçados femininos, ganha destaque.
O denim, os calçados e a dublagem de tecidos
O uso de denim em calçados cria uma opção confortável, resistente e de qualidade para os consumidores.
Esse tecido é formado a partir do algodão, do linho ou de fibra sintética no qual somente os fios do urdume são tingidos.
É possível, a princípio, utilizar quaisquer dos tipos de denim existentes na produção calçadista.
Para acertar na escolha é preciso observar aspectos, como gramatura, tipo do calçado e qual será a sua aplicação.
Independe de sua escolha, contudo, a dublagem de tecidos será obrigatória.
E esse procedimento nada mais é que a junção de dois ou mais materiais – tecidos ou não tecidos – que dão origem a um novo.
O tecido dublado, resultante dessa união, terá as características dos materiais utilizados, porém com mais estrutura e firmeza.
Além disso, a dublagem de tecidos é fundamental para aplicações onde há necessidades de forros ou dupla textura.
A partir do processo é possível deixar o material mais elástico, menos elástico, mais duro, mais macio, mais maleável, mais rígido etc., conforme a necessidade.
No caso do denim, material feito para desbotar, a dublagem de tecidos ainda serve para evitar que, em sua utilização, o consumidor tenha suas meias ou pés manchados.
Outro ponto é que o processo contribui para um maior conforto dos usuários, uma vez que o denim pode ser duro ao toque.
Assim, acoplando a outro material, é possível solucionar essa questão sem abrir mão de suas qualidades.
Vale lembrar, ainda, que existem diferentes técnicas para a produção dos tecidos dublados, de forma que é possível anteder às mais diversas necessidades sem danos aos materiais.
Embora o denim ainda não seja predominante na indústria calçadista, ele ganha um espaço importante a cada ano e merece atenção dos produtores.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas e informações sobre os tecidos dublados.
Até a próxima!
Postado por: JB Dublagem | www.jbdublagem.com.br